sábado, 30 de junho de 2012

Para Pensar


“"… existem companheiros de viagem: companheiros durante um pequeno período de tempo e companheiros durante longas temporadas. E depois, existem ainda os amigos, os amores, os irmãos: companheiros para a vida inteira. …”

(…)

“De que vale, Damião, começar com um esforço enorme que rapidamente se tornará insuficiente? Sempre que me esforço, o tempo de recuperação nunca é suficiente para optimizar o meu rendimento.
"Descansar, mudar de ocupação, fazer outras coisas é, muitas vezes, uma maneira de afiar as nossas ferramentas. Continuar a fazer uma coisa à força é, pelo contrário, uma tentativa vã de camuflar a incapacidade de um indivíduo em determinado momento.”


Jorge Bucay
Livro: Deixa-me que te conte



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Para Pensar


“Às vezes a vida faz com que seja difícil ajudar uma pessoa de quem se gosta. No entanto, se existe uma dificuldade que vale a pena enfrentar, é a de ajudar alguém. Não se trata de um dever "moral", nem nada do género. É uma escolha de vida que cada pessoa pode fazer em qualquer instante e no sentido que desejar.

A minha experiência pessoal de vivências e observações leva-me a crer que o ser humano livre, que se conhece a si próprio, é generoso, solidário, amável e capaz de apreciar na mesma medida tanto o dar, como o receber.

(…)

Uma vez, escrevi:

Um neurótico não precisa

de um terapeuta que o cure

nem de um padre que o vele.

Precisa apenas

de um professor que lhe mostre

em que ponto do caminho se perdeu.”





Jorge Bucay

Deixa-me Que te Conte